Receitas Saudáveis

Esta página será um verdadeiro Livro de Receitas Saudáveis, precioso... Segredinhos mágicos. A Natureza fornece tudo o que precisamos: a gente é o que a gente come! Enriqueça o seu cardápio com as sugestões das Xamãs!



ABACATES RECHEADOS


3 abacates bem maduros
4 colher de (sopa) de creme de leite de soja
Sal e pimenta a gosto
10 azeitonas pretas
Sumo de 1 limão
10 nozes


Corte os abacates no sentido do comprimento, remova os caroços e retire a polpa com cuidado para não estragar a casca, que é fina. Esmague bem o abacate e aos poucos junte as nozes e azeitonas previamente picadas. Acrescente o creme de leite, o sumo de limão e os temperos. Misture tudo muito bem e recheie as cascas dos abacates. Sirva bem gelado.

Esta primeira receita deliciosa enviaram para a XamAM Alba Maria, que fez e aprovou... Se gostar, escreve para a gente e se tiver receitas bacanas envia também pra que muita gente possa se deliciar!E-MAIL. 


SOPA DE LENTILHAS


01 cebola bem picada
01 colher de sopa de manteiga
250g de lentilhas
01 lt de água quente
Suco de limão
Tempero verde
Sal


Frite bem a cebola, o sal e o tempero verde na manteiga sem deixar a manteiga queimar. Adicione as lentilhas e refogue por um ou dois minutos e então coloque a água quente. Deixe ferver, cubra parcialmente a panela e deixe cozinhar em fogo lento por 20 minutos ou até as lentilhas ficarem macias. Passe no liquidificador, coe e adicione o suco de limão e mais sal se necessitar. Sirva a seguir.


SUCO ENERGÉTICO

02 folhas de Couve
02 Maçãs
03 Laranjas Lima
02 Bananas


Para fazer o suco, passe as laranjas lima no espremedor, em seguida bata junto com a couve, a cenoura e as maçãs, no liquidificador. Côa e bebe, em jejum de preferência. Se tiver centrífuga, melhor, é só passar e tomar. Saúde!!!


BANANA ABAFADA

Pegue algumas bananas d'água bem madurinhas, descasque e coloque-as em uma panela em fogo baixo, sem água, nem açúcar, só a deliciosa banana. Tampe a panela e de vez em quando dê uma mexidinha para não "pegar". A banana vai soltando um caldinho maravilhoso e vai cozinhando no próprio caldo. Quando você vê que já está molinha, desligue o fogo e se sirva. Uma DELÍCIA!!


COLESTEROL ALTO?

O colesterol é uma substância indispensável ao organismo, pois serve de base a centenas de processos químicos. Porém como tudo em excesso, pode ser prejudicial causando problemas graves como arteriosclerose, angina do peito, cálculos renais e biliares, etc. Vamos cuidar dele... Uma boa dieta pode ser a seguinte:
  • Manhã em jejum – Tomar 250 ml de suco de berinjela diluído em água e limão. Incluir berinjela crua ou cozida em saladas.
  • 30 minutos antes das refeições – tomar 250 ml de suco de cenoura.
  • Frutas – fazer dieta exclusiva, significa dois dias na semana comer somente uma das seguintes frutas substituindo o almoço e o jantar: maçã, mamão ou pêra. Cada semana você pode escolher uma dessas frutas.
  • Beber bastante líquido durante o dia.


ALIMENTAÇÃO COM A "LUZ DO ARCO-ÍRIS"

Outro dia me deliciando com a doçura de uma melancia, percebi que estava refletindo e agradecendo a Deusa Mãe pelas diversas formas que ela encontra de trazer a sua luz para nós, seres humanos. Naquele instante eu agradecia pela energia que vem das frutas e em minha mente se formou um arco-íris de frutas. Naquele instante, refleti que poderia compor inúmeros arco-íris a partir das diversas combinações entre as diversas cores, e daí quantas texturas, sabores e perfumes a nutrir. No pomar, temos um verdadeiro laboratório alquímico, pois cada grupo de frutos alinhado por suas cores nos fornece energias diferentes, todas tão necessárias para a proteção da saúde humana, já que a cor dos frutos revela parte de sua composição. Assim, pode ser um bom indicador para se organizar refeições balanceadas e quanto mais arco-íris você compor em seu prato, melhor! Olha só quantos nutrientes você poderá incluir na sua alimentação com o arco-íris das frutas:

Frutos Vermelhos - contém licopeno, conhecido por ser um poderoso anti-oxidante; combate os radicais livres que favorecem o envelhecimento e tem função protetora para o coração. Vermelho da melancia, morango, pitanga, tomate, caqui, goiaba, framboesa, pimentão vermelho, romã, ...
Frutos Verdes - contém clorofila, conhecida como um potente energético celular. Estes frutos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno, luteína, folatos, cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, vitaminas E e C. Verde do kiwi, uva, limão, pepino, pimentão verde, abacate, ...
Frutos Laranja e Amarelo - betacaroteno, também chamado de pró-vitamina A, se vincula com a renovação celular e melhora a imunidade, por ser um potente anti-oxidante. Contribui também com o metabolismo de gorduras, além de favorecer a manutenção dos cabelos e a preservação da visão noturna. As frutas alaranjadas também são ricas em vitamina C, que atua como anti-oxidante e participa da síntese de colágeno na pele. Laranja da própria laranja, tangerina, mamão, abóbora, cenoura... Amarelo da manga, damasco, pêssego, banana, batata...
Frutos Índigo e Violeta - antocianina, um tipo de pigmento pertencido ao grupo dos flavonóides, importante na prevenção da degeneração celular, no controle das inflamações e na circulação sangüínea. Associada ao ácido elágico, a antocianina possui ação na prevenção de alguns tipos de cãncer. As frutas azuladas ou arroxeadas ainda favorecem o funcionamento dos músculos, do coração e do sistema nervoso, aumentando a disposição mental. Índigo da jaboticaba, folha larga, quixaba, mirtilho e açaí... Violeta da ameixa, amora, uva...

A FRUTA DOS GRANDES VENCEDORES

Banana: Rica em potássio, sais minerais – entre eles o ferro, o potássio, o cálcio e o fósforo – boa fonte de vitaminas A, B1, B2... A Banana, um alimento repleto de nutrientes, ainda tem outras características que a tornam essencial em qualquer dieta. Ela ainda oferece cerca de 10 % das doses diárias de vitaminas C e folato que o organismo precisa, mais fibras solúveis que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Leve, saborosa e fácil de digerir, a banana é indicada como um dos primeiros alimentos para os bebês e, como é convertida em energia pelo organismo rapidamente, é um dos alimentos favoritos de quem pratica esportes.

Banana Passa Mirim: São bananas que sofrem um processo de desidratação através da energia solar perdendo 75% da água, sem alterar o seu valor nutritivo. Facilita o consumo, pois você pode levar para qualquer local e além disso armazená-la por muito mais tempo. O mais importante é que qualquer pessoa pode comer, desde crianças pequenas a pessoas diabéticas, pois não leva nenhum tipo de açúcar ou qualquer outro ingrediente, o doce maravilhoso que se experimenta é proveniente da própria fruta.

ERVA CIDREIRA

Indicação: cólica ( dor de barriga ), antiespasmódico, estomáquico, gases, insônia, digestivo, calmante, ansiolítico, sedativo, antidepressivo suave, anticonvulsivante suave, carminativo, relaxante, alivia os efeitos da pressão alta ( faz baixar a pressão ) e asma. Coadjuvante na TPM e palpitações de origem nervosa. Contra-Indicação: Não se recomenda o uso por hipotensos ( pressão baixa ). Como utilizar: 1 colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml d`água, tomar 4 a 6 xic. de chá ao dia.

AROEIRA

A Aroeira é bastante utilizada na medicina popular e estudos científicos têm comprovado sua ação contra afecções uterinas e de efeitos adstringentes, além de ser empregada no tratamento da diarreia, hemoptises, dor ciática, gota, úlceras, reumatismo, infecções bacterianas, doenças no sistema urinário e respiratório, depurativa. A planta tem ação tônica, balsâmica, cicatrizante, anti-inflamatóriaantirreumática e antimicrobiana. Sua resina era utilizada pelos jesuítas para prepararem o remédio conhecido como "bálsamo das missões". A infusão das folhas desta espécie é utilizada pelos índios Guarani para combater o popular "sapinho" na boca das crianças. Os próprios índios do Paraná e Santa Catarina utilizavam seus brotos novos e casca do caule contra odontalgia (dor de dente). O banho das folhas também é recomendado como anti-séptico. As flores da aroeira possuem um grande potencial de fornecimento de pólen e néctar, já que o seu mel produzido é de excelente qualidade. A aroeira é uma das 71 plantas medicinais autorizadas pelo Ministério da Saúde para serem receitadas e distribuídas pelo SUS, e o uso recomendado é contra ferimentos e úlceras. Devido às suas propriedades medicinais, foi incluída na 1ª edição da Farmacopéia Brasileira (1926). 


AIMPIM

O Aimpim, também conhecido como macaxeira ou mandioca, é um vegetal muito utilizado pelos nossos antepassados indígenas e ainda hoje se constitui um dos principais alimentos energéticos dos brasileiros.  Consumido cozido, na forma de farinha, tapioca ou fécula, o aimpim possui na sua composição 35% de carboidratos, além de pequenas quantidades de cálcio e fósforo. Agora imagine misturar esta fonte de energia com frutas ricas em vitamina C, como limão, caju, cajá, manga e pitanga.... Pois é! Este é o segredo de hoje para preparar sucos com aimpim, tranformando-o numa bebida esportiva.


  1. Mandi - suco
1 copo (americano) de suco de limão
1 copo (americano) de aipim cozida sem a fibra central
2 copos (americanos) de gelo
1 litro de água
Açúcar a gosto
  1. Suco – Xodó
1 copo (americano) de suco de cajá
1 copo (americano)de suco de pitanga
1 copo (americano) de aipim cozida sem a fibra central
2 copos (americanos)de gelo
1 litro de água
Açúcar a gosto
  1. Mangusta
1 litro de suco de manga
Suco de dois limões
1 copo(americano) de aipim cozida sem a fibra central
2 copos (americanos) de gelo


  1. Suco do Jangadeiro
2 copos de suco de caju
1 copo (americano) de aipim cozida sem a fibra central
1 litro de água
2 copos (americanos) de gelo

Modo de Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva gelado. Se preferir um refresco mais fino, coloque mais água, ou coloque mais gelo na hora de servir.
Estas receitas foram retiradas do livro MANI-OCA, delícia brasileira, de autoria de Iracema Sampaio.


DELÍCIA DE MAXIXE

O maxixe é uma hortaliça tradicional no Nordeste, originária da África e que foi introduzida no Brasil pelos escravos. Os frutos são fonte de sais minerais: cálcio, fósforo, ferro, magnésio e zinco, além de vitaminas C e do complexo B, e fornecem poucas calorias. O maxixe possui a casca fina e delicada, por isso é importante manipular os frutos com cuidado durante a compra, sem amassá-los. Na geladeira, devem ser colocados na parte mais baixa, acondicionados em sacos plásticos, onde podem durar até uma semana. No caso de pratos cozidos ou ensopados, acrescente os maxixes no final, evitando o cozimento excessivo. Vamos à receita da Salada:

8 maxixes
1/2 xícara (chá) de vinagre branco
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
sal e pimenta a gosto

Lave bem os maxixes, raspe a casca com uma faca e corte-os em rodelas finas. Em uma tigela, misture todos os temperos, em seguida acrescente o maxixe, misturando bem. Sirva gelado. Tempo de preparo: 10 minutos. Rende duas porções. Sugestão: pode-se temperar com iogurte.

 LIMÃO

Consuma o limão inteiro, sem desperdiçar... Você sabia que a casca do limão contém vitaminas 5 a 10 vezes mais que o suco de limão? Além disto, a casca do limão é rejuvenescedora da saúde, na erradicação de elementos tóxicos do corpo. Ele é considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, eficaz contra parasitas internas e vermes, que regula a pressão de sangue, quando muito alto, e um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos... Seu efeito é capaz de destruir células cancerosas. Mas, então, como fazer?!

Lave o limão e coloque-o no congelador de sua geladeira. O limão congelado e inteiro (com casca) deve ser ralado e polvilhado em cima dos alimentos. Polvilhe-o em suas bebidas, saladas, sorvetes, sopas, macarrão, molhos, arroz... Todos os alimentos inesperadamente terão um sabor maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes!

O suco do limão é estimulante do apetite e diurético, combate a febre, o reumatismo, o vômito, a falta de vitamina C e afecções produzidas por diversos micro-organismos. Dissolve os cálculos, é anti-séptico, adstringente e curador de feridas. Para aliviar a sensação de boca seca, coloque gotas de limão sobre a língua ou tome alguns goles de suco diluídos sem açúcar para estimular a saliva.

LIMA

A lima, assim como o limão, é uma excelente fonte de vitamina C. É alcalinizante e rica em bioflavonóides e outros antioxidantes, que ajudam a proteger as células.. Pode ser usada para temperar e amaciar carnes, aves e peixes e não confere seu sabor próprio e distinto aos pratos (ao contrário do limão). O suco de lima pode ser usado como substituto do sal para carnes e peixes, e quando usado na salada de frutas evita a descoloração natural das outras frutas. Descasque a lima antes de espremer, e cuidado com o caldo em contato com a pele, que pode ser manchada com a luz solar.

Aprenda a fazer Mousse rápida de lima:


400g de Iogurte Natural

1 lata de leite condensado
3 limas

Junte o iogurte com o leite condensado, mexendo bem. Raspe as limas antes de espremer, e acrescente o sumo. Decore com raspas de lima e leve para gelar.

JAMBO

O jambeiro de Terra Mirim tem mais de 40 anos e está cheiinho de jambo. Como vocês devem saber, o jambo é composto por vitamina C, antioxidantes que atuam diretamente na prevenção do envelhecimento precoce, flavonóides e taninos. Em suas propriedade podemos encontrar ferro, proteínas, carboidratos, fósforo, vitaminas A, B1 e B2. Todos esses ingredientes neutralizam a ação dos temidos radicais livres, e contribuem para a formação do colágeno e também contra tumores.Também conhecida como jambo-rosa ou jambo-vermelho, o jambo tem algumas propriedades medicinais: é adstringente, antibacteriana, antiviral, diurética, estomáquica, laxante. As indicações são para: catarro nos pulmões, diabete, diarréia, disenteria, enxaqueca, fungo, gases, herpes simples (Vírus-1 e 2 e o Vesicular Stomatitis Vírus), leucorréia, queimadura, tosse. Vale a pena usar e abusar dessa fruta originária da Índia! E o doce é divino!Experimente fazer.

Receita de doce de jambo:

Pegue uma boa quantidade de jambos, descasque-os deixando sempre umas poucas cascas neles pra ficar um lindo visual, parta-os ao meio, retire o caroço, dê uma leve aferventada e depois coloque-os em uma calda de açúcar fervente. O resultado alem de gostoso, fica com um visual lindo, cor de rosa. Lindo mesmo! Agora é só se deleitar.



FOLHAS DE ABACATE


Geralmente as folhas das árvores carregam benefícios medicinais equivalentes aos contidos nos frutos, e com o abacate não é diferente. Sua fruta é conhecida por conter uma quantidade elevada de antioxidantes, e por estimular a produção de HDL, o colesterol bom, o chá das folhas do abacate ganha fama por agir como diurético e combater as dores de cabeça com muita rapidez. As folhas do abacateiro são conhecidas pela medicina popular como auxiliadoras no tratamento de combate a várias doenças e males, entre eles podemos destacar a eliminação de parasitas intestinais e o combate a fadiga. O chá de folhas de abacate regula as funções intestinais e estimula o organismo a liberar energia, elevando o nível energético. Durante a Tensão pré-menstrual, a temida TPM, o chá também é um aliado, diminuindo as dores das cólicas e evitando significativamente as alterações de humor. Quem está na busca pelo emagrecimento também deve apostar no chá, que funciona como um poderoso diurético, evitando o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos em excesso pelo corpo. Dores musculares, tosse, rouquidão e bronquite são algumas doenças que também são suavizadas com o consumo regular do chá de folhas de abacate. Como fazer o chá: Em uma panela, de ferro ou vidro, coloque um litro de água, dez folhas de abacate e leve ao fogo. Deixe a mistura ferver por cerca de três minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e mantenha o chá em repouso por 10 minutos. Coe e beba, podendo ser adoçado com açúcar mascavo ou mel. O chá, que não deve ser guardado na geladeira por mais de 24 horas, deve ser consumido de duas a três vezes ao dia.

O chá da folha do abacateiro é diurético e carminativo (elimina gases intestinais) e ajuda a vesícula a liberar a bile, melhorando a digestão das gorduras. Evite tomar grandes quantidades diárias do chá (mais de 2 xícaras/dia), pois sendo diurético pode reduzir muita a pressão arterial em pessoas que tenham essa doença.

Folhas de abacate contra as varizes
O bem que é feito no corpo pelas folhas de abacate não acontece necessariamente de dentro para fora. Para combater as varizes o mais aconselhado é que o tratamento seja feito com compressas, e a receita é a seguinte: Em um recipiente de plástico, pique 12 folhas de abacate e acrescente álcool comum, 90º, até que todas as folhas estejam submersas. Coloque três pedras de cânfora e leve o recipiente até um local onde a luz não chegue. Deixe a mistura descansando lá por uma semana. Depois disso aplique em movimentos suaves em cimas de todas as suas varizes. Esse procedimento alivia as dores e a tensão causadas pelas varizes e pode ser feito diariamente. Geralmente as folhas das árvores carregam benefícios medicinais equivalentes aos contidos nos frutos, e com o abacate não é diferente. Se a fruta é conhecida por conter uma quantidade elevada de antioxidantes, e por estimular a produção de HDL, o colesterol bom, o chá das folhas do abacate ganha fama por agir como diurético e combater as dores de cabeça com muita rapidez.

JACA

Saborosa, nutritiva e altamente aproveitável - Com forte aroma e suculenta, a jaca é uma fruta bem grande e pesada, de cor verde quando imatura e amarelada à medida que amadurece, com superfície áspera, polpa fibrosa e diversos gomos de consistência mole em seu interior, sendo que cada um deles contém um caroço ao centro. As variedades são a jaca mole e a jaca dura. Detentora de muitos nutrientes, essa fruta ajuda a manter uma vida saudável atuando em diversas partes do corpo, como explica a nutricionista Gabriela Pereira Sampaio. “Além de ser rica em fibras, potássio, vitamina A, cálcio, magnésio e fósforo, a jaca possui concentração de carboidratos. Entre os benefícios proporcionados pelo consumo da fruta estão: manter o bom funcionamento do intestino, promover uma boa manutenção da estrutura óssea e dentes, contribuir com a saúde dos olhos e auxiliar na prática de atividades físicas evitando as câimbras e mantendo os batimentos cardíacos estáveis”, explica. De acordo com a nutricionista as folhas da jaqueira e as sementes contidas na fruta também podem trazer ganhos ao organismo. “As folhas servem para combater a febre, sendo utilizadas ainda para tratar furúnculos e doenças da pele. Enquanto, suas sementes são alimentícias, ricas em proteínas e óleos insaturados, se tornando um alimento nutritivo, antioxidante, depurativo, que elimina as toxinas presente no sangue e no organismo através da urina, e antitussígena, que reduz a frequência da tosse”, pontua Gabriela.


FARINHA DE BANANA

A banana verde não é tão gostosa “in natura”, para resolver esse inconveniente, pesquisadores brasileiros criaram um processo para fazer farinha de banana verde, que pode ser utilizada como substituta à farinha de trigo. Lá vai uma receitinha... (Valor Nutricional /300ml: Valor calórico 183 kcal / Proteínas 4,3g /Carboidratos 36g)


Ingredientes:
Suco de 1 laranja
1 folha de couve
100 ml de suco de uva
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) da farinha de banana verde
Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã

Terra Mirim comercializa para você em embalagens de 150g. A nossa tem o valor agregado da energia solar. Banana pura, orgânica e farinha feita com muito amor e alegria. Clique aqui.
Informação Nutricional:

Porção de 20 g (2 colheres de sopa) / Quantidade por porção % VD / Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400 KJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Valor Energético 62 Kcal / 260 kJ 3%
Carboidratos 13 g 4%
Proteínas 0,9 g 1%
Gorduras Totais 0,7 g 1%
Gorduras Saturadas 0,3 g 1%
Gorduras Trans 0 g -
Fibra Alimentar 2,2 g 9%
Sódio 0 mg 0%
Magnésio 22 mg 8%



APRENDENDO SOBRE OS OVOS DE GALINHA
De: Alba Maria

Vejam que artigo assertivo e solidário  nos presenteia o mestre Jean-Marc Dupuis, estudioso e pesquisador frances em seu artigo escrito na Sante Nature Innovation que aqui traduzo com o mínimo de interferência de minha parte:

"Fala-se que os ovos são ruins para a saúde... Uma das grandes bandeiras que a maioria dos dieticistas modernos apregoam é diabolizar um dos melhores alimentos para o ser humano: os ovos. A gema do ovo, segundo eles, é mais que perigoso que drácula, pois dizem eles, ela é terrivelmente rica em colesterol que, segundo eles, é o fator de males cardíacos. É verdade que uma grande gema de ovo contem 212mg de colesterol, o que significa um alto índice em relação aos outros alimentos. Mas foi provado que o colesterol alimentar não aumenta o colesterol sanguíneo. O colesterol sanguíneo é fabricado pelo fígado, a partir do açúcar, essa é a verdade! Um enorme estudo levado a cabo com 04 milhões de pessoas publicado recentemente no Bristish Medical Journal confirmou mais uma vez que comer um ovo todos os dias não aumenta em nada o risco de doenças cardíacas e pode até mesmo baixar o risco de ataque cerebral (AVC), exceto para as pessoas diabéticas. Necessário saber que a gema do ovo é magnificamente rica em luteína e em zéaxanthine, dois antioxidantes extraordinários que protegem os olhos contra a catarata e a degeneração da mácula".

E pra completar, nas minhas pesquisas  e estudos sobre alimentação transcrevo com algumas pequenas intervenções (em itálico) de minha parte o seguinte texto de Vanessa Nunes em seu blog Socorro na Cozinha :

"Lá vai você para o supermercado com o seu último discurso saudável: “só como ovo caipira” (já fez isso ou ainda não chegou a sua hora?). Aí você chega lá, pega sua caixinha de ovos vermelhos super se achando da roça, crente, crente que come ovo caipira. Vou te contar um segredo: pra começar, não há diferença nutricional entre ovos de casca branca e os de casca vermelha (que na verdade é muito mais para marrom do que vermelha, mas chamam assim). Menos ainda pode-se dizer que os ovos vermelhos são ovos caipiras".

Vamos esclarecer tudo isso para você comprar exatamente o que deseja?

Ovos brancos e ovos vermelhos (marrons)
A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha que o botou.
Basicamente, galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas botam ovos vermelhos (marrons, na verdade). Até aqui não há nenhuma diferença entre os valores nutricionais dos ovos.

De acordo com o mercado existem três classificações pra os ovos:

Ovos de granja
Ovos de “granja” não são ovos de galinhas criadas soltas na granja como parece. Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!
Essas galinhas têm seus bicos cortados (debicagem) para aumentar a produtividade, basicamente. Com essa prática, evita-se, por exemplo, que a ave escolha a ração (que dó!!) e desperdice alimento; que os ovos sejam bicados e portanto perdidos e que haja canibalismo entre elas. Tudo isso se resume em garantia de produtividade, como eu falei. Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas.

Ovos caipiras
Ovos caipiras também são chamados de “ovos tipo colonial” e “ovos de capoeira“.
Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente. Elas põem os ovos em ninhos cobertos, bem mais saudável do que naquelas gaiolas apertadas, né? A alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos. A maioria dos produtores que trabalha com ovos caipiras e/ou orgânicos, são pessoas simples que amam suas galinhas e não fazem debicagem ou quaisquer outras atrocidades com as galinhas, como confinamento, uso de colorantes na ração, matança dos filhotes,  rinhas entre os galos, etc

Ovos Orgânicos
Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico.
As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural, bem ecologicamente correto. Por exemplo, é proibida a prática da debicagem e do confinamento em gaiolas.  Estudos dizem que galinhas criadas assim, soltas, põem ovos com cerca de 4 vezes mais vitamina A do que os de granja. Por motivos óbvios, esses ovos são mais caros. E não vale a pena?!

Para o sistema social vigente pra se dizer que um ovo é orgânico precisa ter o selo de alguma certificadora nacional ou internacional.

No nosso caso, produtos Terra Xamã*, elaborados em Terra Mirim, Simões Filho, Bahia, Brasil, não queremos e nem precisamos de certificados que atestem nossa qualidade. Sabemos e amamos o que fazemos. IsSO nos é suficiente.

*Nome registrado.




Um comentário: